Os Watsons - Jane Austen




A única coisa que lamento é o fato de Jane Austen ter abandonado a escrita do livro...
...

Os Watsons, história que nunca recebeu um titulo das mãos de Austen, conta a jornada de Emma Watson. Uma garota que quando jovem foi levada de casa para ser criada pelos tios, mas que após a morte do tio e o segundo casamento da tia, é deixada para atrás sem fortuna e se vê obrigada a retornar para junto de sua família sem recursos.

No prefacio para apresentação da história, Raquel Sallaberry brilhantemente nos conta que Cassandra, a irmã de Jane, sabia o final pretendido para os personagens dessa história, e que o revelou aos sobrinhos. Agora se é verdade o que Cassandra contou, não temos como saber...
E Raquel teorizou também, o que achei muito interessante, que o abandono de Os Watson talvez seja pela semelhança com a vida de Jane na época em que o escreveu, e de como a autora talvez tenha ficado com medo de ofender seus familiares.

Temos aqui apenas um pequeno vislumbre do que Os Watson poderia se tornar. Mas esse pequeno pedaço por si só já é fascinante, e tão cheio de detalhes sobre o cotidiano quanto qualquer outro livro da autora.

Emma, nova na cidade e no meio social de sua família, tem suas primeiras impressões moldadas por Elizabeth, sua irmã mais velha. Mas fiquei imaginando eu que essa personagem aparentemente tão centrada, poderia ter tido uma reviravolta interessante e se mostrado, porque não, uma manipuladora vilã.
* se Jane Austen tivesse abandonado Orgulho e Preconceito no começo, poderíamos pensar que George Wickham seria o herói, não é mesmo? ou não?


- sem final

Nenhum comentário:

Postar um comentário