SP - S01E02



Aqui em São Paulo, para andar de transporte publico, você tem duas principais opções:
o ticket [de metrô ou o de trem, fique atento porque eles são diferentes] e o Bilhete Único.



Ticket - Metrô e Trem

Em toda estação você vai encontrar um posto exclusivo para venda de ticket de embarque. Lá você pode comprar seu passagem, mas é sempre legal comprar mais de um para evitar de pegar fila nas próximas viagens.
Lembrando de novo que o ticket que você compra nas estações do metrô não vale para as estações de trem, então fica esperto pra não gastar dinheiro a toa.

Ah, como aqui na cidade a escassez de moedas se tornou um problema, se você pagar seu ticket com moedas pode até rolar um desconto.




Bilhete Único

Esse cartão de plástico é a forma mais comum de pagar sua passagem na cidade, porque ele funciona no ônibus, no metrô, no trem... só não faz café.


Como Conseguir e Recarregar:
- nos postos de recarga dentro metrô.
Geralmente você recebe o Bilhete Único fazendo a primeira recarga, mas pode ser que você tenha de pagar um valor fixo por ele que não vai contar como crédito [já aconteceu comigo].

- nas casas lotéricas, onde também é possível recarregar seu bilhete.
Lá você também vai precisar fazer um recarga minima [cada casa lotérica tem um valor diferente] para conseguir seu cartão

* nem sempre você vai encontrar os cartões do Bilhete Único Comum, então se você conhecer alguém que  more na cidade para te emprestar um...




- existem vários postos de recarga credenciados pela cidade, é só procurar pelo simbolo do Bilhete Único em algum cartaz.
E se você estiver perto de alguma estação de metrô, ou perto de algum terminal de ônibus, fica ainda mais fácil para achar um desses postos.

- em quase todas as estações de metrô você vai encontrar máquinas automáticas para recarregar seu Bilhete Único.
O pagamento pode ser feito com dinheiro [quando a maquina estiver aceitando, o que não é sempre], ou cartão de débito com as bandeiras VISA ou MasterCard.


Como Funciona:
Em São Paulo, você pode pegar até 4 ônibus diferentes em um período de três horas pagando apenas R$ 3,80.
Simples, você paga a passagem no primeiro ônibus, e nos outros três ela sai de graça.
* essa regra é exclusiva para ônibus


A Nível De Curiosidade:
"Existe também a opção de você fazer o cadastro no site da SPTRANS e receber um Bilhete Único especial. Com ele você pode recarregar um valor fixo para usar o transporte publico, que pode ser diario, semanal ou mensal [como funciona com o Oyster Card, em Londres]. Mas a economia no valor é tão ridícula, que se você não mora na cidade nem compensa considerar essa alternativa. E eu acho que apenas pessoas pessoas que moram na capital paulista podem fazer o pedido..."

* nos ônibus da cidade ainda é possível pagar a sua passagem em dinheiro


< ♡ >

Tocando a Vida Fora Do Blog:
Instagram  ♡  Twitter  ♡  DiCera Store

Nenhum comentário:

Postar um comentário